Bronzeado sem sol, é possível?

O Brasil é um país tropical! Inúmeras opções de praia e natureza exuberante. Principalmente nas estações mais quentes, muitos gostam de se expor ao sol para conseguir aquele bronzeado. Porém, a exposição sem cautela à radiação solar pode ser perigosa. O câncer de pele é o tipo da doença mais comum no país, representando cerca de 33% dos diagnósticos.

A campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá destaque para este problema tão grave. Em 2018, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele sugere: “Se exponha mas não se queime”. O tema lembra que podemos pegar sol, ir à praia e nos divertir, mas sempre com proteção e com todos os cuidados necessários: do protetor solar ao acompanhamento com o dermatologista.

Porém, mesmo cientes dos cuidados necessários, algumas pessoas se preocupam com a tonalidade da tez, desejando ter um aspecto mais bronzeado. Para isso, temos outras formas eficientes de ficar da cor do verão. Selecionamos, hoje, algumas opções para se bronzear sem ir ao sol ou sem se expor tanto:

 

Maquiagens para o corpo

Sim! Existem opções para tornar algumas partes do corpo, principalmente as pernas, mais bronzeadas. Normalmente, os produtos são apresentados em spray e podem ser aplicados diretamente sobre a área a ser maquiada, com secagem rápida. Além de oferecer o efeito bronzeador, disfarçam imperfeições, como varizes e manchinhas.

Seu efeito é imediato, porém a durabilidade é baixa. O produto sai quando a pessoa toma banho. Por isso, deve ser reaplicado com frequência.

 

Autobronzeadores

Estes produtos foram moda há alguns anos e ainda são boas alternativas para quem deseja ter uma pele bronzeada sem os riscos da exposição ao sol. Têm como ativos as substâncias di-hidroxi-acetona e eritrulose, que reagem com a queratina da pele, na camada mais superficial, formando um pigmento mais escuro, que dá o aspecto bronzeado no corpo.

Esse tipo de produto não necessariamente possui tonalizante. A aplicação deve acontecer gradualmente. Assim, o efeito não é imediato, mas é relativamente duradouro.

 

Pílulas de bronzeamento

No mercado é possível encontrar também nutracêuticos específicos para estimular o bronzeamento da pele. São suplementos em cápsulas que possuem nutrientes e suplementos ideais para quem deseja uma pele mais morena. Um exemplo são as cápsulas de betacaroteno. Outros produtos incluem vitamina E e Vitamina C. Essas substâncias estimulam a produção da melanina e ajudam a manter a pele saudável, fazendo com que o bronzeado chegue mais rápido e demore mais para sair.

Além disso, este tipo de suplementação auxilia no rejuvenescimento da pele, neutralizando os radicais livres, e na proteção dos efeitos dos raios UVA e UVB. Neste caso, é preciso pegar um pouco de sol para que a pele fique bronzeada, mas os efeitos são mais rápidos.

Importante lembrar que, quando se trata de nutricosméticos, é essencial contar com o acompanhamento médico. Esses produtos devem ser indicados pelo profissional, para garantir que, juntamente com outras recomendações, os efeitos desejados serão alcançados sem danos à saúde.

 

Quer uma avaliação especializada para saber como ficar bronzeada no verão sem colocar a sua saúde em risco? Marque uma consulta.

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email