Tunelização Dérmica: conheça o tratamento para cicatrizes de acne

 

A Medicina vem avançando muito e, cada vez mais, surgem novas opções para correção de imperfeições e para rejuvenescimento da pele. A utilização de agulhas está sendo aprimorada para alcançar resultados ainda mais eficazes. Uma técnica recente, que vem apresentando excelentes resultados, é a Tunelização Dérmica (TD®), muito utilizada para correção de cicatrizes profundas.

Tunelização Dérmica: O que é e como funciona

A técnica foi desenvolvida pelo dermatologista Dr. Emerson de Andrade Lima, que criou uma sequência autoral para correções cosméticas. Apesar de recente, a TD® é considerada um tratamento efetivo, seguro e passível de ser reproduzido, conforme artigo publicado no periódico Surgicial & Cosmetic Dermatology.

A Tunelização Dérmica é realizada de forma ambulatorial, em sala de procedimento, com anestesia local. Utiliza-se uma agulha de aspiração. O objetivo do procedimento é romper as traves de fibrose subcutâneas para estimular a regeneração da pele, mais lisa e uniforme.

Quando há um machucado, uma ruga ou um processo inflamatório, como é o caso da acne, pode ser que, na regeneração do tecido, a pele crie um depósito de células cicatrizantes, a fibrose, que é mais dura. São as traves de fibrose que “puxam” a pele para baixo e causam a depressão, aqueles “buracos” na pele.

A intenção do procedimento é que, com a agulha, o Dermatologista consiga romper estas fibras cicatrizadas e incentive a formação de novo colágeno. O processo causa algum sangramento, mas, como é realizado com anestesia, não é doloroso.

O pós-operatório também é tranquilo. Não há necessidade de sutura e o local deve apenas ser protegido com micropore, que pode ser removido no dia posterior. Pode haver a incidência de hematomas, que devem sumir em até duas semanas. No dia do procedimento e também no dia posterior, também é esperado algum inchaço. Para disfarçar, a utilização de maquiagem é liberada já no dia seguinte da realização da Tunelização Dérmica.

O tratamento é indicado para muitas situações:

  • Rugas profundas da região da glabela, entre as sobrancelhas
  • Cicatrizes deprimidas de acne no rosto
  • Outras cicatrizes deprimidas

Legenda: Tunelização Dérmica para cicatrizes antes e após 30 dias. Fonte

Legenda: Tunelização Dérmica para rugas antes e após 30 dias. Fonte

 

O procedimento pode ser realizado em diferentes tipos de pele e em outras regiões além da face. Importante lembrar que é essencial realizar o procedimento com um profissional capacitado e habilitado para utilização da técnica.

A Tunelização Dérmica é realizada após uma avaliação médica.

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email