A Poluição e a Pele: cuidados essenciais

Você sabia que a poluição pode estar envelhecendo a sua pele?

Diariamente estamos expostos a muitos agentes poluidores, que estão no ar, na água e até mesmo na comida que ingerimos. Isso tem muitas causas, já que há vários fatores produzindo poluentes nas cidades, como o grande número de carros, as indústria, e até mesmo a alta concentração de pessoas. As consequências mais comuns, talvez, sejam as complicações das vias respiratórias. Porém, a pele também sofre muito com esse problema. 

 

Fotopoluição

Além da poluição propriamente dita, há também o desdobramento dessas substâncias em ação com a radiação solar e os raios ultravioletas. Essa combinação resulta no que conhecemos como “Fotopoluição”. Quando expostas, as células da nossa pele sofrem maior estresse oxidativo, já que existe uma potencialização dos efeitos do sol e dos agentes poluentes. A menor quantidade de oxigênio torna a pele mais frágil e, assim,  os raios UVA conseguem penetrar mais profundamente na derme. Decorrente disso, há diversos problemas, como o aumento dos radicais livres, alteração na imunidade e degeneração do colágeno. Entre as consequências encontramos:

  • Rugas
  • Manchas
  • Aumento da oleosidade
  • Sensibilidade
  • Infecções de pele
  • Alterações de pigmentação

 

Como proteger a pele da poluição

Diante de todas estas informações, fica evidente que a prevenção e a proteção da pele são fundamentais para a saúde e a beleza da cútis. Mas como fazer isso? O ideal é manter uma rotina de cuidados, com uso de protetor solar diariamente, aplicação de cremes adequados e visitas regulares à Dermato. 

Opte pelos protetores solares com proteção contra o UVA longo. Há alguns produtos que adotam, inclusive, uma textura antipoluição. Utilize também dermocosméticos antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e fortalecem a pele, para torná-la mais resistente às ações da fotopoluição. Alguns ativos são muito bem vindos na composição:

 

  • Baicalina – uma raiz antioxidante usada frequentemente na medicina tradicional chinesa, que ajuda a melhorar a aparência de manchas mais escuras – um dos sinais mais visíveis de envelhecimento, assim como dos danos solares. 
  • Vitamina E – conhecida pelos seus benefícios para a pele, com grande cunho cicatrizante, uma barreira ativa contra o estresse oxidativo e um impulsionador natural de hidratação. 
  • Água Termal Mineralizante – aqui o mineralizante é fundamental, já que é o que ajuda a sua pele a ficar mais forte contra agressores. 

Faça a higiene correta da pele diariamente, utilizando água micelar. É um composto menos agressivo para o rosto, como os sabonetes tradicionais, que retiram boa parte da camada protetora da derme. Essa limpeza é fundamental, principalmente em ambientes poluídos, pois a sujeira obstrui os poros, aumentando a oleosidade, gerando ressecamento e menor firmeza da pele.

Venha ao consultório e vamos descobrir os tratamentos e cuidados ideais para sua pele! Ligue e faça seu agendamento com a Dra Fairuz.
(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697
Rua Mariante, 180 – Sala 304
Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS
Atendimento de segunda a sábado, convênios e particular.

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email