Cicatrizes de acne: como tratar

Acne é um dos pesadelos dos adolescentes e pré-adolescentes. Devido às alterações hormonais e fatores próprios da pele, essa condição é muito comum nessa faixa etária, que, por definição, é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Felizmente, com o amadurecimento as espinhas regridem naturalmente para a maioria das pessoas. Porém, alguns pacientes necessitam de tratamentos medicamentosos para a resolução do problema.  A grande questão é que resolvendo espontaneamente ou não a inflamação, muitas vezes essa fase deixa suas marcas: são as famosas cicatrizes de acne.

As cicatrizes acontecem em casos mais severos, quando a inflamação atinge camadas profundas da pele, destruindo tecidos e levando ao surgimento de marcas permanentes. No caso da acne inflamatória, quanto maior o tempo de demora para o tratamento, maior a probabilidade de os tecidos serem atingidos. Há diferentes tipos de cicatrizes de acne. 

 

Tipos de cicatrizes de acne

Na literatura temos por definição três principais tipos de cicatrizes de acne: as elevadas, as distróficas e as atróficas. Cada uma dessas classificações se desdobra em outras divisões, mas, resumidamente, podemos dizer que:

 

  • As cicatrizes elevadas possuem uma protuberância além da superfície cutânea, podendo se limitar à área da lesão original ou não. 
  • As cicatrizes distróficas se caracterizam por aparência irregular, muitas vezes com fundo branco e atrófico.
  • As cicatrizes atróficas são as deprimidas, que dão aspecto fundo à pele, sendo o tipo mais comum.

 

É importante a identificação do tipo de cicatriz porque cada uma vai exigir um protocolo diferente de tratamento. O que difere o tipo de sinal é a reação que o corpo teve à inflamação da acne: produção de colágeno excessivo, gerando as elevações, ou danificação do colágeno, levando ao surgimento de depressões, que são o tipo mais comum de cicatrizes.

 

Como tratar as cicatrizes de acne

Há diversas formas de tratar as cicatrizes de acne. Selecionei aqui alguns dos procedimentos que mais utilizamos no consultório, principalmente em cicatrizes atróficas, as deprimidas.

 

Peelings para tratamento de cicatrizes de acne

Os peelings costumam ter bom impacto. Quanto mais funda a marca, mais profundo também deve ser o tratamento. Para isso, temos os peelings mecânicos e os químicos. O peeling remove as camadas externas da pele, promovendo um processo de destruição controlada nas células. Essa agressão estimula a renovação e a produção de um colágeno novo, que vai tornar a pele mais homogênea. O processo melhora cicatrizes, rugas, acne, manchas e outras características.

 

Microagulhamento para tratamento de cicatrizes de acne

O microagulhamento, ou Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA®), é um excelente tratamento para diversas condições dermatológicas. Por meio de micropunturas na pele, causamos um processo inflamatório controlado, que ativa os fibroblastos, célula responsável pela produção de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele. Com essa opção, é possível tratar cicatrizes, promover rejuvenescimento e amenizar manchas de melasma.

 

Tunelização Dérmica para tratamento de cicatrizes de acne

A TD® é uma novidade que vem apresentando excelentes resultados para correção de cicatrizes profundas. Realizada de forma ambulatorial, com uma agulha romba de aspiração, a técnica rompe fibras cicatrizadas e incentiva a formação de novo colágeno, para que a pele se regenere mais lisa e uniforme. 

 

Preenchimento com ácido hialurônico

Outra opção para suavização das cicatrizes de acne é o preenchimento com Ácido Hialurônico. A substância dá volume para as áreas deprimidas, além de promover a produção de colágeno e a hidratação da pele na região.

 

Como prevenir as cicatrizes de acne

A forma mais fácil de prevenir as cicatrizes é tratar a acne desde o início. Isso vale também para os adolescentes e pré-adolescentes. Nada de dizer que é “coisa da idade”, porque é uma condição importante de pele e merece cuidado. Outra recomendação é evitar ao máximo espremer e cutucar as lesões, a fim de gerar menos trauma e menos cicatrizes. 

 

Tratamento para cicatrizes de acne em Porto Alegre

Venha ao consultório e vamos descobrir os tratamentos e cuidados ideais para sua pele! Ligue e faça seu agendamento com a Dra Fairuz.

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

Leitura adicional e referência para esse texto: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/acne/23/

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email