A importância do antioxidante e o poder da Vitamina C

Antioxidantes são substâncias poderosas no combate ao envelhecimento. Eles neutralizam os radicais livres, que estimulam o envelhecimento da pele, além de reverter alguns efeitos do tempo na tez. Estão presentes em frutas, legumes e hortaliças, e atualmente são encontrados em dermocosméticos. Um dos antioxidantes mais poderosos é a Vitamina C. Saiba mais sobre o assunto no texto de hoje!

O que são os antioxidantes e como eles agem

Os antioxidantes são moléculas capazes de combater a oxidação das nossas células, um processo natural do organismo, que se intensifica com o passar dos anos e também com maus hábitos, como ir ao sol sem proteção. A oxidação resulta nos radicais livres, moléculas instáveis que, em grandes quantidades, danificam as células saudáveis e levam ao seu estresse oxidativo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o estresse oxidativo modifica os ciclos de renovação celular, gerando danos ao DNA da célula. Isso pode desencadear doenças inflamatórias ou reações alérgicas na pele. Além disso, o envelhecimento reduz nossas células de defesa, deixando a pele mais suscetível a doenças e a deterioração estrutural, ou seja, mais fina, flácida e sem elasticidade.

Os antioxidantes neutralizam os radicais livres. Além disso, também reparam os danos causados pelo processo de oxidação. Outro benefício é o fortalecimento da pele, protegendo de agentes externos como a poluição e a radiação infravermelha. Como resultado, os antioxidantes também hidratam a pele, restauram sua textura e resgatam a firmeza.

 

Vitamina C: poderoso antioxidante

A Vitamina C, conhecida também como Ácido L-Ascórbico, é uma molécula muito importante principalmente no processo químico que dá origem ao colágeno, proteína que confere sustentação à nossa pele. Seu uso tópico é cada vez mais indicado para tratamento antienvelhecimento. Veja alguns dos benefícios desta substância:

  • Tratamento antienvelhecimento

Apesar de a síntese de colágeno ser dependente da idade, a Vitamina C pode estimular a proliferação celular e a síntese de colágeno por parte dos fibroblastos, células que produzem essa proteína. Esse efeito é percebido independente da idade do paciente, gerando uma maior quantidade de fibras colágenas, que também apresentam melhor qualidade.

 

  • Prevenção do fotoenvelhecimento

Quanda utilizado na pele antes do filtro solar, estimula a síntese do colágeno e também a ação antioxidante, atuando contra o envelhecimento cutâneo causado pela incidência de raios solares.

 

  • Aliado no combate a manchas, hipercromia e melasma

O Ácido L-Ascórbico é um excelente coadjuvante no tratamento contra manchas. Tem papel importante impedindo a atuação de diferentes gatilhos que geram a tonalidade mais escura, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-tirosinases (prevenindo a formação da melanina, que gera o tom mais escuro) e anti-inflamatórias.

Referência das informações: Vichy

 

A aplicação da Vitamina C é indicada para todas as idades na fase adulta e pode ser utilizada de forma segura inclusive por gestantes e lactantes, para prevenção do envelhecimento e de manchas.

Atualmente, temos excelentes produtos que incluem a Vitamina C em sua formulação. Porém, os dermocosméticos devem ser utilizados sempre com prescrição e acompanhamento da sua Dermatologista. Passe no consultório e vamos identificar o protocolo ideal para a sua pele.

(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697
Rua Mariante, 180 – Sala 304
Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS
Atendimento de segunda a sábado, convênios e particular.

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email