Tipos de olheiras e seus tratamentos

As olheiras são um pesadelo para homens e mulheres! Ao contrário do que muita gente pode pensar, elas não são relacionadas apenas ao cansaço e à falta de sono. Temos três principais tipos de olheiras e cada um tem suas características e fatores determinantes. Esse tema já foi assunto aqui no blog, mas vale falar nele de novo. Confira abaixo e tire as suas dúvidas.

O que são as olheiras e quais os seus tipos

As olheiras se caracterizam pelo escurecimento da região periorbital, ou seja, quando nossas pálpebras inferiores, principalmente, apresentam uma tonalidade mais escura que as demais partes do rosto. Essa característica pode ser decorrente de três fatores desencadeadores: vascular, pigmentar e alterações no relevo da pele. Confira abaixo um pouco sobre cada um:

Olheiras vasculares

A pele das pálpebras é a mais fina de todo o corpo. Enquanto a pele das outras áreas tem espessura média de 2mm, a tez dessa região tem cerca de 0,4mm. Isso quer dizer que, principalmente para as pessoas mais branquinhas, as estruturas abaixo da pele ficam muito evidentes. São os vasos sanguíneos abaixo das pálpebras, que dão uma sensação de arroxeamento.

Quando há dificuldade de drenagem venosa na região, a condição é agravada. A característica pode ter pioras também com o uso de álcool e cigarro, privação de sono e doenças respiratórias.

Como tratar:
A Luz intensa pulsada é um procedimento muito bem empregado para olheiras deste tipo. 

Funciona por meio da emissão de feixes de luz, com vários comprimentos de onda, capazes de atingir diferentes alvos na derme e tratar distintos problemas. No caso das olheiras vasculares, atingimos os vasinhos, reduzindo o escurecimento sem prejudicar a circulação.

Podemos utilizar também alguns dermocosméticos indicados para vasoconstrição, minimizando o arroxeamento local.

Olheiras pigmentares

Este tipo de olheira é mais acastanhado, decorrente do depósito de pigmento (melanina) na região periorbicular. É principalmente decorrente do fator genético. Pode ser causada também por processos inflamatórios (como em dermatites ou alergias),

condições com aumento de estímulo de hormônios femininos (como no período da gravidez) e com uso de alguns tipos de colírio.

Como tratar:
Laser acroma é indicado para tratamento deste tipo de olheira. Por meio de raios de alta energia, a luz emitida pelo aparelho age em células produtoras de pigmento, reduzindo sua atividade e promovendo clareamento progressivo. Além disso, podemos realizar um tratamento com cremes com ativos que estimulem a despigmentação.

 

Olheiras por alteração anatômica

Quando temos um sulco, uma depressão, tudo que fica atrás gera uma sombra. Essa sombra nós vemos como uma olheira. Na verdade, é uma “falsa olheira”, que, pelo relevo da pele, leva-nos a uma sensação de escurecimento da região. As “falsas olheiras” são caracterizadas principalmente por um “degrau” que se forma no sulco nasolacrimal, conhecido pelo termo em inglês tear trough. Esse defeito anatômico se acentua a partir do momento que a pessoa começa a apresentar flacidez do rosto. 

Como tratar:
O preenchimento com Ácido Hialurônico é uma excelente opção para acabar com estas olheiras, corrigindo a anatomia do rosto. Além de preencher a região ao redor dos olhos, em alguns casos, para conseguir estabilizar a região da órbita do olho, precisamos fazer a sustentação do terço médio e o preenchimento da têmpora. Realizamos uma harmonização do rosto por inteiro e finalizamos com refinamento do sulco propriamente dito. Com a parte anatômica corrigida, temos toda a estrutura da face no mesmo plano. Assim, a pele ao redor dos olhos fica no mesmo tom do restante do rosto.

 

Temos vários produtos muito bons no mercado, que combinam diferentes ativos. Por isso, é importante realizar uma avaliação em consultório, para identificar a origem da olheira, suas causas e seu tratamento mais adequado.

 

 

Tratamento para Olheiras em Porto Alegre

(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697
Rua Mariante, 180 – Sala 304
Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS
Atendimento de segunda a sábado, convênios e particular.

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email