Dicas para proteger a pele e o cabelo do mar e da piscina

A estação mais quente do ano chegou e, com ela, a vontade de se refrescar e curtir a praia e a piscina, certo? Certíssimo! Porém, junto com a diversão, vem também a necessidade de cuidar da saúde da pele e dos cabelos, que sofrem muito nesta época do ano. Neste texto, vamos expor alguns dos impactos do sal e do cloro, e dar algumas dicas para manter a saúde e a beleza para não ter que abrir mão de nada!

Efeitos da praia na pele e no cabelo

Na praia, os raios ultravioleta não vêm apenas de cima. Eles também são refletidos na areia e na água, queimando por baixo também. Além disso, quando a água evapora, os cristais de sal também refletem o sol e podem danificar a pele.

Além de nos proteger dos raios solares, na praia precisamos também tomar todos os cuidados com a água do mar. Devido à sua alta concentração de sal, ao entrar na água nossa pele começa um efeito de desidratação, afinal, o sal tem a propriedade de “roubar a água” dos outros meios, promovendo um processo chamado de osmose. É esse processo que nos deixa murchinhos logo após um banho de mar. O ressecamento causado pelo excesso de sal também atinge os fios de cabelo, que ficam desidratados. Isso pode deixar os fios mais ásperos, quebradiços e opacos, além de perder parte de sua oleosidade natural.

Efeitos da piscina na pele e no cabelo

Assim como a água do mar, a água da piscina com cloro também gera impactos na pele e no cabelo. Por seu efeito antibactericida, o cloro interfere na microbiota da pele, e deixa nossa tez mais sensível a coceiras, irritações e ressecamento. Além disso, se ficarmos muito tempo em contato com a água da piscina, a barreira protetora da pele se dissolve, deixando a pele menos hidratada.

Com relação aos cabelos, a combinação da água e do cloro é o fator mais agravante. Em contato com a água, os cabelos tendem a ficar inchados, gerando pequenas fissuras na cutícula capilar, que facilita a penetração do cloro, que tem baixo pH e deixa as madeixas opacas, fracas e quebradiças.

 

Como proteger a pele e o cabelo no verão

Com relação aos cabelos, a dica é lavar o cabelo antes mesmo de entrar na piscina, para que os fios fiquem já saturados e não absorvam tanta água. Depois de curtir, tanto a praia quanto a piscina, tome banho com água doce rapidamente, para remover o cloro e o sal. Invista também em cremes hidratantes e protetores térmicos, para selar os fios. Vale apostar nos produtos com filtro solar e vitamina E, e não se esqueça do chapéu, para não queimar o couro cabeludo. Além disso, deixe de lado itens como chapinha e secador, para não danificar ainda mais os fios.

Tanto na praia quanto na piscina, proteja-se com filtro solar, reaplicado a cada duas horas, óculos de sol, chapéu e guarda-sol. Para a pele, o segredo é muita hidratação. Use os sabonetes recomendados para o seu tipo de pele e abuse dos cremes para reestabelecer a barreira cutânea. O antioxidante é um ótimo aliado, para combater os efeitos dos raios solares no envelhecimento precoce. 

Converse com sua Dermato e não descuide da sua saúde.

 

Dermatologista em Porto Alegre

(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697
Rua Mariante, 180 – Sala 304
Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS
Atendimento de segunda a sábado, convênios e particular.

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email