Caspa: tudo que você precisa saber
A Dermatite Seborreica, mais conhecida como caspa, é um problema que afeta muitas pessoas. Por isso, é reclamação comum no consultório da Dermatologista. O incômodo aparece quando as glândulas sebáceas do couro cabeludo, células localizadas na base do folículo capilar, ficam inchadas e passam a trabalhar em excesso. Essas glândulas secretam uma matéria oleosa que lubrifica e impermeabiliza a pele e os pelos, porém, em excesso, ela causa transtornos.
Em pessoas com a Dermatite Seborreica, a oleosidade em excesso se deposita no couro cabeludo, o que acelera a divisão celular da epiderme, quando a camada superficial da pele se renova. Normalmente o ciclo acontece a cada 28 dias, mas, em pessoas com o problema, ele acontece em apenas quatro dias. Resultado: uma camada generosa de pele morta com descamação do couro cabeludo. Além dessa característica, a caspa também pode apresentar sintomas como a coceira e a formação de placas vermelhas.
O que causa a caspa?
A caspa é uma condição genética, agravada quando há a presença de um fungo chamado Pityrosporum ovale, não contagioso, também desenvolvido devido a uma predisposição. O problema é agravado e desencadeado por alguns gatilhos e hábitos; entre eles, podemos citar a lavagem dos cabelos com temperatura muito quente, uso excessivo de bonés, prender os cabelos úmidos e também a realização de alguns tratamentos químicos nos fios. Os fatores emocionais também são potencializadores da caspa, que se agrava em situações de estresse.
Como tratar a caspa?
É preciso ter consciência de que a Dermatite Seborreica é uma condição crônica, ou seja, acompanha a pessoa ao longo de toda a vida. Porém, ela pode ser controlada. Isso é feito por meio do uso de shampoos próprios e loções capilares com ativos específicos, como ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos.
Em alguns casos, são indicados também soluções e géis para tratamento. Além do uso de produtos específicos, o paciente deve rever hábitos, como evitar os banhos com água muito quente e o uso de chapéus e bonés.
A terapia rotacional também é importante para o sucesso do controle da doença. Após um determinado período, alguns ativos deixam de fazer efeito. Isso é resolvido com a troca de produto. O paciente deve fazer acompanhamento com o Médico Dermatologista, para que o cuidado o deixe livre da doença no longo prazo. Mas o mais importante é ter tratamentos de manutenção no período entre as crises!
Quer saber os tratamentos ideais para se livrar da caspa? Venha ao consultório e vamos fazer uma avaliação detalhada.
(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697
Rua Mariante, 180 – Sala 304
Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS
Atendimento de segunda a sábado, convênios e particular.
Quem Sou
Sou a Dra. Fairuz Helena ....
Blog
Novidades sobre beleza ....
Entre em Contato
Dra. Fairuz Helena Castro
Endereço
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone
(51) 3737-3827
(51) 98239-0135