Como manter os níveis de Vitamina D durante a pandemia de Coronavírus

A Vitamina D é uma substância essencial para o correto funcionamento do organismo. Ela atua como hormônio no corpo, trazendo benefícios para a imunidade, para a absorção de cálcio e também para o desempenho dos órgãos. A vitamina D auxilia no equilíbrio de todo o nosso sistema.

Um estudo recente de pesquisadores em Turim sugere que a Vitamina D pode ter um papel importante no tratamento e na prevenção da covid-19. Dados indicaram que pacientes com a doença tinham alta deficiência de Vitamina D. Os pesquisadores sugerem que a substância pode reduzir o risco e aumentar a resistência no caso de infecções respiratórias de origem viral, além de ajudar na regulação do sistema imunológico.

Cerca de 80% da vitamina necessária para nosso organismo é proveniente do contato com a radiação ultravioleta tipo B, presente entre 10h e 16h principalmente. O contato com a luz do sol é fundamental para a síntese do hormônio. Normalmente, a exposição do nosso dia a dia é suficiente, mas, em tempos de quarentena, o que fazer?

A saída é tomar alguns banhos de sol ao longo do dia, expondo principalmente áreas menos agredidas pelo efeito do sol, como a barriga, as pernas e os antebraços. Essa é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que indica uma exposição de 5 a 10 minutos todos os dias. A exposição dessas áreas, que normalmente estão ao abrigo do sol, é indicada para que seja sintetizada a vitamina D, mas sem sobrecarregar as áreas cronicamente expostas à luz solar, que já sofreram fotodano (ou dano solar), como o rosto e o colo.

Estudos já mostraram que a síntese de Vitamina D acontece mesmo com o protetor solar. Por isso, recomendo que o banho de sol venha acompanhado do filtro, junto com acessórios como óculos de sol e chapéu.

Outra dica é reforçar o consumo de alimentos como bife de fígado, sardinha e cogumelos, ricos em Vitamina D. Porém, quando os níveis de vitamina D estiverem muito baixos, a suplementação com indicação médica também é uma boa saída!

Acompanhe meu perfil no Instagram para mais dicas!

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email