Botox Preventivo: o que é e como funciona

A Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma substância mundialmente famosa. Atualmente, é o procedimento estético mais realizado no planeta. Isso porque seu efeito provoca a paralisia de músculos selecionados, impedindo a formação de rugas dinâmicas. Hoje vamos falar sobre o efeito do Botox como prevenção do envelhecimento.

 

O que é e como funciona a Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica, proveniente da bactéria Clostridium botulinum, promove uma paralisia local e temporária de músculos selecionados no momento da aplicação. Ela impede os receptores dessas fibras de receber os estímulos para contração. Quando bem aplicado, esse efeito auxilia muito na harmonização facial, fazendo com que a expressão fique mais relaxada e os vincos fiquem menos aparentes.

O procedimento é seguro, pois a quantidade de substância aplicada é muito pequena, fazendo com que seu efeito seja apenas local e sem risco de intoxicação.

Como funciona o Botox Preventivo

O Botox é muito eficiente nas chamadas rugas dinâmicas, ou seja, aquelas rugas que aparecem quando fazemos expressão com a face. Alguns exemplos são a ruga da brabeza, na face, ou as rugas na testa, provenientes da expressão de surpresa. Com o passar do tempo, a produção de colágeno e de elastina reduzem, fazendo com que a pele perca firmeza e estrutura. Isso faz com que as rugas dinâmicas formem marcas permanentes e profundas na pele, deixando o rosto mais envelhecido.

Esse processo pode ser minimizado ou evitado por meio da aplicação da Toxina Botulínica de forma preventiva. Nesses casos, a contração do músculo é reduzida, retardando o processo de envelhecimento. 

Normalmente o Botox Preventivo é recomendado a partir dos 26 anos de idade, devendo ser retocado de seis em seis meses, quando a Toxina perde o seu efeito.

 

Onde o Botox Preventivo pode ser aplicado

A Toxina Botulínica é muito bem aplicada no terço superior da face, onde age sobre as rugas da testa, da glabela (entre as sobrancelhas) e dos “pés de galinha”. Também pode ser utilizada em outros pontos, como nas rugas periorais (“código de barras”) e nas linhas do pescoço.

Quer saber como o Botox Preventivo pode retardar os efeitos do tempo na sua pele?

Agende uma consulta!

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email