Como tratar as estrias

As estrias são cicatrizes na pele, depressões lineares ocasionadas por dano no tecido, decorrente do estiramento da pele. Isso forma uma verdadeira atrofia. O problema está relacionado a algumas situações fisiológicas normais, como:

  • Puberdade, em que a pessoa tem um crescimento rápido
  • Período da gravidez
  • Obesidade
  • Alterações rápidas de peso (efeito sanfona)
  • Implantes de seios
  • Ganho acelerado de massa muscular

O fator genético interfere nessa questão, mas os hábitos também influenciam muito. 

Estas marcas são mais comuns em algumas regiões do corpo, como mamas, coxas, abdômen e glúteos. A predominância maior é em mulheres, mas os homens também enfrentam o problema, presente principalmente no dorso, na região lombossacra e nas coxas.

Tipos de estrias

Nem todas as estrias são iguais. Podemos classificá-las como:

Estrias Recentes (rubras)

São as cicatrizes mais novas, que ainda não estão instaladas permanentemente na pele. São avermelhadas e por isso também chamamos de estrias rubras. Elas também apresentam como característica a coceira.

Estrias Tardias (albas)

São as estrias mais brancas, já instaladas na pele. Esse tipo de cicatriz forma uma depressão, pois a degradação já afetou a pele de forma mais profunda. Por isso, essa estria necessita de procedimentos mais intensos para apresentar melhora.

Dica: quanto mais recente a estria, mais fácil é seu tratamento. Por isso, ao notar seu aparecimento, procure sua Dermato para tratar o problema.

Tratamentos para as estrias

A melhor forma de combater as estrias é a prevenção. Para isso, hidratar a pele é fundamental. Uma pele bem hidratada tem uma resposta muito melhor aos tratamentos. Além disso, faz com que o processo de formação das estrias não seja tão intenso.

No caso das estrias já instaladas, o ideal é fazer uma combinação de tratamentos. Veja algumas opções:

Tratamentos com ativos tópicos

Há algumas opções de ativos muito interessantes, que podem ser aplicados com resultados expressivos. Entre eles, podemos citar:

  • Tretinoína
  • Alfahidroxiácidos
  • Vitamina C

 

Peeling para estrias

As cicatrizes avermelhadas ainda não se instalaram permanentemente na pele. Por isso, seu tratamento pode ser um pouco mais simples. Esse tipo de marca responde bem a alguns tratamentos tópicos, como o uso de ácidos em casa ou realização de peelings com a Dermato.

Microagulhamento – IPCA para estrias

A Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas é um excelente tratamento para diversas condições dermatológicas, entre elas as estrias. Por meio de micropunturas na pele, causamos pequenos danos, estimulando o tecido a se recompor. Com o procedimento é possível tratar cicatrizes e promover rejuvenescimento.

Bioestimuladores de Colágeno para estrias

A aplicação dos bioestimuladores de colágeno, como o Sculpra e o Radiesse, apresentam excelentes resultados, principalmente quando associados a outros tratamentos. Por meio dessas aplicações, estimulamos a produção de células que vão gradualmente melhorar a qualidade da pele.

Laser Lavieen e Laser Fotona para estrias

O laser entrega energia fototérmica na pele, promovendo o aquecimento das células e estimulando a produção de colágeno e de elastina, renovando a pele. É indicado para rejuvenescimento, com melhora de rugas, manchas e marcas, como as estrias. Os skinsavers podem ser associados à utilização do laser, potencializando os resultados.

 

Cada paciente é único. Por isso, o protocolo de tratamento também deve ser. Cada caso é avaliado pelo médico responsável, que monta o plano de tratamento mais adequado.

Além dos tratamentos dermatológicos, para combater as estrias é importante manter uma rotina de exercícios físicos – tomando o cuidado de não ganhar muita massa muscular em um período curto de tempo. Da mesma forma, manter-se hidratado e evitar oscilações de peso auxilia na prevenção de novas estrias.

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email