Menopausa e a pele

A menopausa é um período de muitas mudanças para toda a mulher. Há diversas adaptações ocorrendo no corpo, principalmente alterações hormonais. Tudo isso traz impactos para a pele e por isso é preciso cuidados especiais. Esse é o nosso assunto de hoje no blog.

 

Efeitos da menopausa na pele

Uma das características da menopausa é a queda no nível de estrogênio. Consequentemente, isso reduz o estímulo para a renovação celular, fazendo com que a pele fique mais fina e sensível. Além disso, os fibroblastos, células produtoras de colágeno e de elastina, deixam de ser tão produtivas com o passar dos anos, reduzindo a quantidade e a qualidade dessas moléculas que são essenciais para a sustentação, volume e viço da pele. Dessa forma, com a menopausa, a pele tende a ficar mais ressecada, mais sensível, sem elasticidade e com manchas.

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Dra. Fairuz Helena Castro (@dra.fairuzhelena)

O aumento no índice de testosterona pode ainda trazer outra característica para a pele: a oleosidade e o excesso de pelos. A perda do índice de colágeno e a qualidade da pele dependem também dos hábitos da mulher. Quem tem histórico de tabagismo, sedentarismo e consumo de álcool geralmente tem maior incidência de radicais livres e sinais mais evidentes de envelhecimento.

 

Cuidados com a pele na menopausa:

Há alguns cuidados que auxiliam na qualidade da pele durante a menopausa. Veja abaixo:

  • Manter sua rotina de visitas à Dermato
  • Proteger-se do sol
  • Usar produtos adequados para a sua pele
  • Manter uma alimentação balanceada
  • Ter boas noites de sono e bons hábitos de saúde
  • Praticar atividade física regularmente
  • Investir em procedimentos estéticos que estimulem o colágeno

 

Procedimentos estéticos para realizar durante a menopausa:

Além dos cuidados, alguns procedimentos estéticos podem melhorar muito a qualidade, a saúde e a beleza da pele durante a menopausa. Isso vale não apenas para o rosto, mas para todo o corpo!

 

Aplicação de Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica vai auxiliar na manutenção do relaxamento da musculatura que gera as rugas dinâmicas e a evitar o aprofundamento das marcas. Procedimento básico para o rejuvenescimento facial, muito bem empregado para mulheres no período da menopausa, quando a pele fica ainda mais sensível e suscetível aos sinais do envelhecimento.

 

Preenchimentos com Ácido Hialurônico

O preenchimento realizado com ácido hialurônico tem o objetivo de trazer rejuvenescimento com naturalidade e dar harmonia para o rosto. Muito eficiente para devolver o volume às regiões que foram modificadas ao longo do tempo, além de atenuar rugas e sulcos.

 

Laser íntimo

O Laser Íntimo é um procedimento muito bem aplicado neste período da vida, pois, além de deixar a região íntima feminina mais jovem e bonita, traz diversos benefícios para a qualidade de vida da mulher. 

Entre os efeitos do Laser Fotona, está a reestruturação da pele e da mucosa vaginal, melhora na firmeza e na lubrificação vaginal, tratamento de incontinência urinária leve, entre muitos outros benefícios.

Bioestimuladores de colágeno

A aplicação de bioestimuladores de colágeno Radiesse®️ e Sculptra®️ é muito bem-vinda para estimular a produção do colágeno na pele e melhorar a qualidade do tecido em todo o corpo – inclusive na área íntima. Os bioestimuladores têm um efeito gradual, que vai gradativamente melhorando o aspecto e também a hidratação da pele. 

EmSella

O EmSella tem o formato de uma cadeira. A paciente senta sobre o aparelho e recebe uma energia eletromagnética focada na musculatura do assoalho pélvico. O procedimento é indolor e minimamente invasivo e traze vários benefícios à saúde íntima feminina, como a redução e prevenção da incontinência urinária e a melhora na qualidade da vida sexual.

 

Para descobrir os cuidados ideais para você na menopausa, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Fairuz:

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email