Suplementação de colágeno vale a pena?

O colágeno é uma substância essencial para todo o corpo. Ele representa cerca de 30% das proteínas do nosso corpo. Suas fibras estão presentes na pele, nos órgãos, nas cartilagens e em muitas outras estruturas do organismo.

Essa substância é produzida naturalmente pelo nosso corpo. Porém, a partir dos 25 anos, perdemos 1,7% da sua produção ao ano. Essa queda se reflete em flacidez, perda de elasticidade e também do viço da pele.

Porém, o que fazer para recuperar o estoque dessa proteína e evitar que nossa produção reduza ainda mais? No mercado atualmente temos diversas opções de suplementação. Porém, será que tomar colágeno realmente traz o efeito desejado?

 

Tomar colágeno vale a pena?

Sim! A partir dos 30 anos, quando nossa produção de colágeno começa a cair, é interessante suplementar a substância. Porém, estudos indicam que os efeitos só são percebidos quando as doses ultrapassam as 5 gramas diárias. Dessa forma, o ideal é preferir as opções em pó.

Além disso, o colágeno que ingerimos de forma suplementar é absorvido, mas não totalmente, já que ele passa por uma série de processos internos. Do que foi ingerido, nem todo o colágeno vai para o tecido-alvo. A substância é distribuída conforme as necessidades do corpo. Dessa forma, a suplementação auxilia num quadro global, mas não é eficiente quando queremos agir de maneira focada.

Por isso, além da suplementação, o melhor é incluir na rotina também outros hábitos:

  • Uso de filtro solar
  • Consumo de alimentos com propriedades antioxidantes
  • Utilização de dermocosméticos indicados para as suas características

 

Além dos hábitos, é interessante investir em protocolos que ajudem a formar um banco de colágeno.

Entre eles, temos:

Bioestimulador de colágeno Sculptra® 

O Sculptra® é composto de ácido poli-L-láctico, um produto biocompatível e biodegradável no organismo, fazendo com que o resultado seja natural e que o procedimento se torne mais seguro. 

A substância é aplicada na região desejada e inicia um processo que induz a atividade dos fibroblastos e a produção de colágeno. O efeito é gradual. Ao longo de alguns meses podemos observar um aumento de até 400% do colágeno no local tratado, com impactos expressivos sobre a melhora da consistência e da firmeza da pele.

Seu efeito dura cerca de 18 meses.

Bioestimulador de Colágeno Radiesse®

Radiesse® é outro bioestimulador cutâneo injetável; um gel composto de hidroxiapatita de cálcio, substância biocompatível, absorvível pelo organismo, que tem fosfato e cálcio na sua formulação. A aplicação do produto devolve o volume à pele, atuando também como um preenchedor, reduzindo os sinais de envelhecimento na região íntima. 

Um fator muito positivo é que, por ter características muito similares às dos ossos e dos dentes, por exemplo, a hidroxiapatita é facilmente aceita pelo corpo, reduzindo os riscos de rejeição ou de reações alérgicas.

Os efeitos de volumização e bioestimulação de colágeno podem durar até 18 meses.

Laser para bioestimulação de colágeno

No Instituto Burmann & Bastos, contamos com o melhor da tecnologia para promover a saúde e a autoestima das nossas pacientes. Em nosso portfólio de serviços, temos vários lasers que auxiliam na bioestimulação de colágeno, sendo o Fotona um dos principais aliados para o estímulo de colágeno.

Ultrassom microfocado

Ultraformer III é uma tecnologia não-invasiva que proporciona benefícios notáveis na pele, atingindo camadas profundas, com precisão exata e sem gerar danos à epiderme. Sua atuação estimula os microdanos em pontos específicos. Esse dano desencadeia um processo de cicatrização, levando a uma retração da pele, reduzindo a flacidez aparente.

 

Quer dar um up na sua produção de colágeno? Entre em contato!

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email