Cicatrizes de acne: como tratar

As cicatrizes são muito comuns entre os pacientes que têm histórico de acne na adolescência. Por definição, acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Devido às alterações hormonais e fatores próprios da pele, essa condição é muito comum nessa faixa etária. 

As cicatrizes acontecem em casos mais severos, quando a inflamação atinge camadas profundas da pele, destruindo tecidos e levando ao surgimento de marcas permanentes. As depressões e as fibroses decorrentes desse período podem acompanhar o paciente por toda a sua vida, gerando impactos negativos na sua autoestima.

Temos três tipos principais de cicatrizes de acne:

  • As cicatrizes elevadas possuem uma protuberância além da superfície cutânea, podendo se limitar à área da lesão original ou não. 
  • As cicatrizes distróficas se caracterizam por aparência irregular, muitas vezes com fundo branco e atrófico.
  • As cicatrizes atróficas são as deprimidas, que dão aspecto fundo à pele, sendo o tipo mais comum.

 

A Medicina vem avançando muito e, cada vez mais, surgem novas opções para correção de imperfeições e para rejuvenescimento da pele. Hoje vamos falar sobre as diferentes possibilidades de tratamento disponíveis em consultório.

Tunelização Dérmica para tratamento de cicatrizes de acne

A Tunelização Dérmica® é um tratamento recente que apresenta resultados promissores para correção de cicatrizes profundas. Realizada de forma ambulatorial, com uma agulha romba de aspiração, a técnica rompe fibras cicatrizadas e incentiva a formação de novo colágeno, para que a pele se regenere mais lisa e uniforme. O objetivo do procedimento é romper as traves de fibrose subcutâneas que “puxam” a pele para baixo a fim de estimular a sua regeneração, deixando-a mais lisa e uniforme. 

 

Microagulhamento para tratamento de cicatrizes de acne

O microagulhamento, ou Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA®), é outro excelente tratamento das cicatrizes de acne. Esse protocolo é muito bem empregado em conjunto com a Tunelização Dérmica®. Ele funciona por meio de micropunturas na pele, que geram um processo inflamatório controlado, ativando os fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele. Com essa opção, é possível tratar cicatrizes e promover o rejuvenescimento da pele.

 

Laser Lavieen para tratamento de cicatrizes de acne

O laser Lavieen conta com o  laser de Thulium 1927nm, que possui feixes que têm alta afinidade com a água, o que garante a renovação dos tecidos. O calor do laser gera um dano controlado nas camadas da pele, promovendo uma renovação do colágeno, trazendo mais brilho e uniformidade para a pele. O fato de ser um laser não ablativo, ou seja, menos agressivo à pele, permite recuperação fácil e rápida, sendo que a paciente pode voltar às suas atividades no mesmo dia. 

Preenchimento com ácido hialurônico para tratamento de cicatrizes de acne – Skinbooster

Outra opção para suavização das cicatrizes de acne é o preenchimento com Ácido Hialurônico. Uma excelente opção são os Skinboosters,  que utilizam moléculas finas de Ácido Hialurônico. A substância dá volume para as áreas deprimidas, além de promover a produção de colágeno e a hidratação da pele na região.

 

Bioestimuladores de Colágeno para tratamento de cicatrizes de acne

A aplicação dos bioestimuladores de colágeno, como o Sculpra e o Radiesse, apresentam excelentes resultados, principalmente quando associados a outros tratamentos. Por meio dessas aplicações, estimulamos a produção de células que vão gradualmente melhorar a qualidade da pele.

 

Consulte um Dermatologista para identificar o grau das cicatrizes de acne, as características da sua pele e o protocolo mais indicado para tratamento. Muitas vezes, para obter resultados satisfatórios, é importante realizar um conjunto de procedimentos.

 

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email