Radicais livres: o que são e como evitar?

Radicais livres: você conhece este vilão da pele saudável? Essas moléculas, apesar de pequenas, causam um estrago nas nossas células, acelerando o processo do envelhecimento, a flacidez e a formação de rugas. Saiba mais sobre os radicais livres e como reduzir sua incidência na pele.

 

O que são os radicais livres

Os radicais livres são moléculas naturalmente presentes no nosso organismo. Elas são formadas pelas próprias células no processo de queima de oxigênio para obtenção de energia. Por terem a ausência de um elétron, são instáveis e circulam pelo organismo à procura de células saudáveis que possam garantir a elas uma estabilidade. Porém, nesse processo, ela gera desestabilização e prejudica a multiplicação de células saudáveis, levando, por exemplo, à degradação das fibras de colágeno ou a danos no DNA das células.

Normalmente, enzimas protetoras lançadas pelo organismo são capazes de neutralizar seus efeitos, mas, quando há radicais livres em excesso, os danos acontecem.

Os radicais livres podem ser endógenos, estimulados pelo próprio organismo, ou exógenos, estimulados por fatores externos, como poluição, radiação ultravioleta, tabaco, estresse e dieta desequilibrada.

 

Como prevenir os efeitos dos radicais livres

A melhor forma de combater os radicais livres é prevenir seu aparecimento. Isso se dá, por exemplo, por meio de bons hábitos alimentares, da prática de exercícios físicos, do uso regular de filtro solar, entre outros fatores.

Outro aspecto que auxilia muito no combate aos radicais livres é o consumo de antioxidantes. Substâncias como Vitamina C, Vitamina D, Vitamina A, Resveratrol, Selênio, entre outros, são excelentes aliados contra os radicais livres. Uma de suas funções é se unir às moléculas instáveis e tirá-las de circulação, impedindo que elas atinjam células saudáveis.

Estes antioxidantes podem ser obtidos por meio de uma alimentação rica em alimentos com essa propriedade, por meio de suplementação e também por meio de produtos adequados de skincare. Dessa forma, a utilização de séruns, cremes antioxidantes e cremes de tratamento são essenciais para a manutenção de uma pele bonita e saudável.

 

Quer saber mais sobre o protocolo de skincare ideal para a sua pele e para a sua saúde? Agende uma consulta com a Dra. Fairuz e vamos trabalhar para fazer desabrochar a sua melhor versão!

Quer saber mais informações? Agenda sua consulta para avaliarmos os melhores protocolos para a sua beleza.

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email