Olheiras Escuras: o que são e como tratar

As olheiras escuras são uma queixa frequente para várias mulheres. Essa característica incomoda, mas tem tratamento! Veja mais no nosso post de hoje:

O que são as olheiras escuras

As olheiras escuras, também conhecidas como pigmentares ou melânicas, são formadas por um depósito de melanina, que deixa a região das pálpebras mais escura, normalmente em tons castanhos.

Há duas classificações: a olheira primária e a olheira secundária.

  • A primária é gerada por acúmulo de pigmento idiopático, que não tem causa definida e é comum em pessoas de origem árabe ou indiana.
  • Já a secundária ocorre devido a processos inflamatórios (como em dermatites ou alergias), condições com aumento de estímulo de hormônios femininos (como no período da gravidez), e alguns tipos de colírio. 

Fatores como o uso de bebidas alcoólicas, cansaço, tabagismo, excesso de exposição ao sol e envelhecimento agravam o problema.

 

Como tratar as olheiras escuras

Há diversos recursos disponíveis para tratamento das olheiras escuras, Entre as opções de protocolos,  temos os peelings químicos, os lasers e o uso tópico de cremes despigmentantes. Alguns ativos interessantes para esse tipo de problema são aqueles clareadores, como a Vitamina C e o Retinol. 

 

Os protocolos normalmente são associados e devem vir acompanhados também de bons hábitos e de cuidados extras de skincare, como uso de filtro solar e hidratação da região.

O diagnóstico e tratamento deve sempre ser feito por um Médico Dermatologista, que vai identificar a real indicação para o paciente e conduzir o protocolo mais indicado de acordo com o contexto.

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email